Cultura em Movimento
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Os alunos do 8ºE, juntamente com a professora Lídia Costa, estão de parabéns! Nestas últimas semanas dedicaram horas das suas aulas à leitura de obras de Alice Vieira, entre elas "Rosa minha irmã, Rosa", "O casamento da minha mãe", "Leandro, rei da Helíria"... E dessas leituras resultou uma manhã de partilha de experiências na BE.
Preparam um powerpoint sobre a autora e um conjunto de cartazes bem bonitos e bem feitos! E receberam muitas turmas a quem contaram e leram vários momentos das obras lidas... Foram momentos muito agradáveis e é sempre bom ver que afinal ler não custa nada ... Há sempre tanto para aprender... lendo! Parabéns! Foi um prazer receber todos os alunos na BE.
Aliás, contamos com mais! Muito mais!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Está na BE uma pequena exposição de livros sobre a Sida. Estamos à tua espera!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Hoje, os professores de filosofia e respectivos alunos "assaltaram" a BE durante toda a manhã. Celebraram o Dia Mundial da Filosofia e trouxeram com eles alunos do 9º ano. O espaço foi todo ocupado com música, exposições, folhetos, debates, teatro ... Depois, chegou à esplanada um aluno com um bruto gravador e começou a conversar com os colegas sobre o que é a filosofia... Foi um óptimo momento de teatro!!! Outros alunos conversaram sobre Clonagem... É bom ou mau!? Foi um óptimo momento de debate!!! E foram óptimos os trabalhos que os alunos apresentaram!!!
Ninguém pára estes professores e as suas turmas! Foi casa cheia! Alguém ainda tem dúvidas de que a filosofia anda por aí... no quotidiano? Eu não! Parabéns a todos! Valeu a pena!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Hoje, a nossa manhã foi um pouco estranha! Recebemos a escritora Áurea Justo que nos veio falar do seu livro "As estrelas de Saturno" e por essa razão é que digo que foi estranha porque é um livro que nos traz a história de amor entre uma habitante terrestre e um habitante de Saturno, isto é, um amor interplanetário!!!! Fantástico! Sei lá! Muito estranho! Muiiiito! E com aliciantes aventuras pelo que ouvi dizer!
As turmas presentes levantaram questões sobre esta "novidade" do extra-terrestre apaixonado por uma humana e mesmo a prof. Eugénia deu algumas explicações sobre essa "coisa" que se chama "amor platónico". Foi uma manhã de emoções! Claro, sempre que anda pelo meio o AMOR ... As conversas com a escritora foram muito esclarecedoras e foi um momento interessante na medida em que ela própria nos revelou os seus segredos de escrita e as suas fontes de inspiração para a produção deste romance. Também a prof. Belmira deu uma ajudinha com certas provocações... Mas os alunos sempre atentos estiveram à altura!
E no meio de tudo isto, a nossa Natália ainda fez a leitura de uns poemas. E leu muito bem! Mesmo muito bem!
Áurea Justo, é natural de Chaves, mas reside actualmente em Guimarães. Têmo-la aqui tão perto! Foi um prazer recebê-la! A nossa BE está sempre aberta para ela!
Muito obrigada a todos!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Está patente na BE uma pequena exposição de sugestões de leitura para a época outonal. Vem dar uma vista de olhos!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro

A prof. Paula Ferreira, com os seus alunos, decorou a Biblioteca. Vem ver!
Aproveita e lê um livro sobre bruxas, mafarricos e magia!!!
Se estiveres atento(a), vais encontrá-los!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Hoje, comemora-se o Dia Internacional das bibliotecas escolares... Não é necessário fazer muito! Vá à biblioteca.
Qualquer uma...
Leia...
Pegue num livro... Leia!
Pegue numa revista... Leia!
Leia de início ao fim ou apenas os títulos... Leia!
Pegue num guião... Leia!
Leve um amigo, um companheiro, a(o) namorada(o), o pai, o filho... Leia!
Pegue num poema... Leia!
Por exemplo... "Os livros"
Apetece-me chamar-lhes irmãos,
tê-los ao colo,
afagá-los com as mãos,
abri-los de par em par,
ver o Pinóquio a rir,
e o D. Quixote a sonhar
e a Alice do outro lado
do espelho a inventar
um mundo de assombros
que dá gosto visitar.
Apetece-me chamar-lhes irmãos
e deixar brilhar os olhos
nas páginasdas suas mãos.
J. J. Letria
Bom dia a todos! Boas leituras!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro

Já iniciámos as actividades do "Mês Internacional da BE". É com esta comemoração que traremos uma outra dimensão aos eventos dedicados a este espaço.
Este é o nosso cartaz e o nosso convite para que te juntes a nós!
Consulta o calendário das actividades no placard da BE, na sala de alunos e nos espaços informativos dos blocos.
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro

Hoje, juntámo-nos a essas comemorações e na biblioteca recebemos a Drª Maria José Pacheco, historiadora vizelense, que veio conversar connosco precisamente sobre a República. As alunas do 12ºC, com a ajuda do prof. David Carvalho, criaram um acto perfomativo sobre as 13 mulheres da República. Todas vestidas à época e muito concentradas. Estiveram muito bem!

Esperamos que sim!
Regressamos à "casa" que nos vê crescer, nos dá força e instrumentos para lutar e vencer...; para realizar sonhos...
Esperamos que cheguem todos com motivação e muita alegria! Esperamos que o dia-a-dia de cada um seja o mais agradável possível!
Bom ano lectivo para todos! Sejam bem-vindos!
A professora bibliotecária
Emília Monteiro
Com a ajuda das professoras Assunção Pacheco, Carla Pereira, Emília Baltazar e Lina Badim, foi possível fazermos duas viagens pela vida e obra de dois escritores: Alexandre Parafita e António Mota.
Foi um trabalho de parceria entre a BE, que sugeriu algumas actividades, e as professoras que organizaram as suas turmas (5ºB e 6ºD) e com elas prepararam uma apresentação, precisamente para que outros alunos conheçam estes escritores e se sintam motivados para a leitura das suas obras.
Como é bom de ver, houve muito trabalho! E o resultado foi excepcional: teatro "O sonho de Mariana", de António Mota, pelo 5ºB; e leituras diversas a partir do livro "Histórias a rimar para ler e brincar", de Alexandre Parafita. Tivemos teatro de sombras, poesia declamada em rap, brincadeiras com poemas, um ligeiro telejornal, enfim, foi um brilharete!
Os alunos portaram-se muito bem! As professoras portaram-se lindamente e deram uma mãozinha à BE. Tudo pelos alunos! Parabéns a todos! Obrigada a todos! Principalmente à prof. Sandra que preparou os fantásticos cenários para o teatro. Agora, é só apreciar as fotos.
Havemos de repetir!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Recebemos um convite muito especial: dinamizar um momento de animação, na biblioteca escolar, da Escola Secundária de Vizela, para uns convidados muito especiais - os meninos do pré-escolar da Misericórdia de Vizela.
Muito honradas, levámos a dramatização do conto de Alexandre Parafita, "O diabo e a cabaça", e "O teatrinho das vogais" e "Pico pico", de Maria do Céu Nogueira.
Foi muito divertido, quer para os pequenitos, quer para os cresciditos. No final, entre muitas gargalhadas e festa, ainda lanchámos e confraternizámos um pouco com os nossos vizinhos aqui do lado.
Gostámos muito do convite! Gostámos muito que se tivessem lembrado de nós!
Muito obrigada!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
As alunas do 11ºC, com a professora Sónia Barbosa, de Área de Expressões, dramatizaram um texto elaborado pela professora bibliotecária sobre a chegada dos portugueses à Índia. Pelo seu teor, a actividade dirigia-se aos alunos mais crescidos e combinou excertos do "Auto da Índia", de Gil Vicente, vários episódios de "Os Lusíadas", de Camões, e poemas de "Mensagem", de Fernando Pessoa.
Tudo bem "cozinhado", com as personagens em luta (contra e a favor da gente lusa) e umas fatiotas bem interessantes, estas alunas deram uma aula fora de comum no auditório. Entre nervos e outras coisas, também elas chegaram à Índia, isto é, ultrapassaram os nervos e as inseguranças e conseguiram mostrar um outro lado do seu trabalho. É evidente que, depois disto, só falta o prémio. Esperemos que a vida lhes traga muitos e bons, porque no final elas bem os merecem!
Parabéns! Foi um óptimo exercício de teatro e um extraordinário momento cultural. Foi um exemplo de articulação entre a BE e a disciplina de AE.
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
A nossa Quinzena da Leitura tem agitado bastante a Biblioteca. Para além de recebermos os alunos de 7º ano, com as professoras Helena e Lídia, que vieram partilhar com outras turmas as suas experiências de leitura e os seus portefólios, também aproveitámos para comemorar o dia do livro (23 de Março) com sessões de apresentação das Novidades da BE. E com os livros lembrámos ainda o 25 de Abril e tudo o que nos era proibido. Ora, quem diria que nessa época era proibido beber coca-cola!? Sim, quem diria?
E assim, foram passando os dias!
Tivemos, mais uma vez, o teatro "A que sabe a lua?" e também uma novidade: o teatro de fantoches realizado pelo curso CEF de padaria/pastelaria, sobre uma ovelhinha travessa que queria mudar as leis...
Têm sido dias muito animados e muito alegres! Que se pode dizer? A leitura é mesmo assim! Sonho, alegria, animação, cor, vida...
Hoje, muito em particular, recebemos o escritor José Ilídio Torres que nos apresentou o seu novo livro de contos - "Para além do tempo". Para além disso, o professor Adelino Ínsua falou-nos do conteúdo do livro e da forma como o autor escreve sobre o Amor e a força que este sentimento tem nas nossas vidas. E o escritor contou-nos ainda mais histórias sobre as suas criações e connosco partilhou momentos da sua vida, da sua escrita, do seu ser! Estamos muito gratos!
A biblioteca nada seria sem os que escrevem... sem os que lêem!
Parabéns a todos! Obrigada por estarem sempre presentes e tornarem a biblioteca um espaço tão singular!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Assistimos neste dia a uma “ilustração dramatizada” de um conto no contexto da apresentação do escritor Alexandre Parafita. Esta actividade decorreu perante o olhar curioso, atento e entusiasta de uma plateia cheia, graças à actuação rica em vivacidade, envolvência, espontaneidade e sentido de humor das alunas 12º ano, do curso profissional de Animação Sociocultural. Tivemos o privilégio de conhecer um dos contos da nossa cultura rural que se vão esquecendo, mas que, pela mestria e pela sensibilidade cultural de Alexandre Parafita, tendem a ser perpetuados. Parabéns aos participantes!
O prof.
Luís Rodrigues
E que mais haverá a dizer? Muito honrados ficámos com a presença deste escritor e com a sua simpatia. Mas nada teria sido possível sem a ajuda do nosso caríssimo colega de Área de Expressões, David Carvalho, que assumiu toda a acção da tarde, quer com a dramatização do conto, quer com a interacção com os alunos a propósito dos segredos do teatro. Deu-nos uma aula... Não foi de português, nem de matemática, nem de geografia... Mostrou-nos a beleza da representação e surpreendeu-nos com a revelação da simplicidade dos cenários que utilizou. E com ele até parece que isto de subir ao palco é coisa fácil! Foram momentos de aprendizagem riquíssimos! E a culpa é toda do "stor" David.
Temos muita sorte em ter-te connosco, David Carvalho!
Obrigada ao Alexandre Parafita, ao David e às alunas do 12ºC!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Durante os próximos dias, concretizaremos um conjunto de Actividades de Promoção de Leitura. Deveria ser a nossa Semana da Leitura, mas demos-lhe o nome de Quinzena da Leitura, porque estaremos MUITOS dias em festa. Começamos hoje e terminaremos no dia 30 de Abril.
Aqui está o nosso cartaz e o nosso calendário. É só a abrir ... Venham à Biblioteca! A animação está no início...
Um que vem do Norte
Um que vem do Sul
Um veste vermelho
Outro veste azul
Dois golos marcados
Na própria baliza
Apesar de roubados
O árbitro improvisa
Três jogadores reclamam
Três cartões amarelos
Três jogos suspensos
Os três em casa de chinelos
Quatro jogos pela frente
Quatro resultados importantes
Dos quatro nenhum está doente
Apenas a um dói um dente
(Ana ; Cláudia; Edite; Luísa; Jéssica; Tânia)
-------------------------------
Uma guitarra
Um solo encantado
Um encanto de cigarra
Dois acordes
Duas paixões
Duas composições
Três notas musicais
Três músicas geniais
Três espectáculos ancestrais
Quatro festivais
Quatro bandas
Quatro rituais
Cinco bandeiras
Cinco vontades
Cinco homenagens mostrando verdades
(Filipe; Rafael; Edgar; Rocha Albuquerque; Pedro)
A mulher...
... foi feita a partir da costela do homem
Não foi criada a partir da cabeça dele... para o superar
nem pelos seus pés... para ser pisada.
Ela foi feita do seu flanco... para ser igual a ele:
de debaixo do seu braço... para ser protegida por ele;
perto do seu coração... para ser amada por ele.
Anónimo
Gotta Keep Reading
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good good
book to read
Pick up that book
And turn the page
You’ll never know
Just what you’ll find
Information
Or Fantasy
Drama and Art
All make you smart!
I know that you’ll have a ball
If you turn off the TV and just read them all
Just think, with a book you’ll be so entertained
Action, Sci-Fi, Humor, Adventure
Biography, Reality, Mystery and Fantasy
Read read read read read it up
What ever you like
Read those Sunshine States
Take those Reading Counts
Gotta Keep Reading


Biblioteca Escolar
Escola Básica e Secundária de Vizela - Infias
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
in, Livro dos Conselhos
Equipa da BE/CRE
Carla Pedro (prof. bibliotecária - 1º ciclo)
Emília Monteiro (prof. bibliotecária)
Ofertas à BE
Novidades - DVD

Documentos
Etiquetas
- Actividades da BE em parceria (10)
- Actividades desenvolvidas pela BE (13)
- Actividades na BE (15)
- Autor do mês (6)
- Encontro com escritor (3)
- Iniciativas (12)
- Novas aquisições (6)
- Sugestões de leitura (1)
- Top + (5)
A nossa lista de blogues
Os nossos links
- Leitura e Literacias
- Escola Básica e Secundária de Vizela - Infias
- Biblioteca Raul Brandão
- Blogger
- Ciberduvidas
- DGIDC
- DGRHE
- Dicionário Porto Editora
- Digital de Vizela
- Exames
- GAVE
- Google Maps
- Instituto Camões
- Literatura Lusófona
- Ministério da Educação
- Novas Oportunidades
- O Caderno de Saramago
- Parlamento
- Plano Nacional de Leitura
- Portugal Virtual
- Projeto Vercial
- Rede de Bibliotecas Escolares
- Rádio Vizela
Publico.pt Cultura
- Mais de meio milhão de pessoas visitaram exposição de Joana Vasconcelos em Serralves
- Chefe de gabinete de Mário Centeno indicado presidente do Opart
- Plano Nacional das Artes *Simplex*
- Diana Policarpo ganha Prémio Novos Artistas Fundação EDP com escultura sonora
- Realizador português Abi Feijó entre os novos membros da Academia dos Óscares
Arquivo
-
►
2013
(21)
- ► 20 outubro (1)
- ► 17 fevereiro (4)
- ► 3 fevereiro (2)
- ► 27 janeiro (4)
-
►
2012
(25)
- ► 9 dezembro (1)
- ► 2 dezembro (1)
- ► 25 novembro (1)
- ► 18 novembro (1)
- ► 28 outubro (2)
- ► 21 outubro (2)
- ► 30 setembro (1)
- ► 23 setembro (1)
- ► 12 fevereiro (2)
- ► 5 fevereiro (2)
- ► 29 janeiro (2)
- ► 22 janeiro (1)
-
►
2011
(29)
- ► 11 dezembro (1)
- ► 27 novembro (1)
- ► 13 novembro (2)
- ► 6 novembro (1)
- ► 30 outubro (2)
- ► 16 outubro (1)
- ► 25 setembro (1)
- ► 20 fevereiro (1)
- ► 13 fevereiro (2)
- ► 23 janeiro (1)
-
►
2009
(55)
- ► 13 dezembro (2)
- ► 6 dezembro (2)
- ► 29 novembro (2)
- ► 15 novembro (2)
- ► 11 outubro (1)
- ► 20 setembro (1)
- ► 13 setembro (1)
- ► 22 fevereiro (1)
- ► 15 fevereiro (4)
- ► 8 fevereiro (1)
-
►
2008
(3)
- ► 7 dezembro (2)
- ► 16 novembro (1)
Procurar no Blog

© Copyright CULTURA EM MOVIMENTO/Uma Biblioteca para todos. All rights reserved.