

A literatura e o cinema caminham sempre lado a lado. A BE sugere livros para ler e filmes para ver... Aproveitem!
ASSUSTADOOOOOORES!
Parabéns aos criadores!
Regressámos e já estamos organizados!
Atenção às novas regras ortográficas da língua portuguesa!
Boas leituras!
A professora bibliotecária
Emília Monteiro
Há muitas formas de comemorar o Dia Mundial da Dança, mas na nossa BE é sempre especial, porque é sempre possível ver a dança, que é uma arte, "casadinha" com outra arte: a poesia. E assim aconteceu uma tarde de leitura e de dança.
Desta vez, os alunos leram poemas com ritmo de valsa... poemas que elogiam a música e a dança... poemas que trouxeram descoberta e contentamento...
A prof. Paula Ferreira apresentou os alunos do seu "Clube de Dança" que estiveram "para lá de bem"! E também ensinou uns passinhos de forró, meregue, ...
Não há dúvida de que quem vem à biblioteca tem sempre um mundo a descobrir!
Parabéns à prof. Paula, aos seus dançarinos, aos "aprendizes" de danças. Obrigada a todos os professores que se juntaram a esta iniciativa com os seus alunos e a tornaram maior!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Hoje, no auditório da nossa escola, os alunos do 9ºD, com a ajuda da prof. Paula Mendes, fizeram um brilharete! Já ouvi dizer que eles acham que não! Mas a verdade é que deram uma lição de empenho e dedicação a uma das mais extraordinárias artes da cultura universal - O TEATRO.
Para além da representação, a Cláudia escreveu o texto "Os deuses no Olimpo" que relata mais ou menos as atribuladas eleições ao lugar de deus dos deuses. Surge Zeus, quase sempre animado e perdido de amores por mulheres bonitas e vinho, facto que deixa Hera, sua esposa, completamente fora de si. Por outro lado, Hades, mais "responsável" e envolvido na defesa das necessidades do Olimpo, apresenta a sua candidatura. Cheia de peripécias de humor (e de deusas de inigualável beleza, o que é bom de ver!), esta aventura vai desaguar num tribunal onde Zeus ganha, novamente, o domínio do Olimpo, não sem deixar de corromper a juiza do processo eleitoral. E diga-se que para além de bonitinha era ela também bem malandrinha!
Mas o que interessa agora é deixar o elogio público ao exemplo destes alunos que amam a arte da representação e através dela conseguem (de forma original) abordar e interpretar questões simples do quotidiano. E só eles compreendem, certamente, que fazer teatro é sonhar, dissimular, tornar-se outro e disto nem todos são capazes! Por essa razão é que eles são especiais! Por isso, muito em especial para estes alunos... PARABÉNS!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
O mês de Fevereiro foi dedicado à escritora Maria Alberta Menéres. Os alunos da prof. Carla Pereira leram todas as obras da autora existentes na BE (e mais algumas) e realizaram vários trabalhos interessantes. Hoje foi um de muitos dias de apresentações desses trabalhos às outras turmas da escola. Preparam jogos a partir da acção das narrativas, fizeram leituras, aliciaram os colegas a participar colocando questões sobre a obra da escritora e até os professores participaram! O prof. Ilídio estava muito entusiasmado!
Foi uma manhã cheia de curiosidades! Viu-se que os alunos se empenharam ao máximo e que estavam muito motivados! Ficamos todos muito contentes com o resultado!
Afinal, os protagonistas desta história foram os alunos do 6º ano. Parabéns!
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
Ontem, a propósito da actividade "Escritor do Mês", recebemos na escola a escritora Maria José Meireles. Os alunos da prof. Isabel Silva dedicaram o mês de Janeiro a esta autora e durante vários dias fizeram a apresentação das suas obras na BE. Tiveram imenso trabalho! Leram, pesquisaram, treinaram a apresentação oral, fizeram cartazes...
O convite à autora partiu das professoras de Língua Portuguesa do 2º ciclo que, também com os seus alunos, prepararam a recepção de Mª José Meireles. A tarde foi fantástica num auditório cheio de alunos! E a escritora esteve muito descontraída a responder às questões que iam surgindo e conversou ainda sobre a sua vida e o processo de criação das suas obras.
A BE, com os alunos do clube de teatro deu uma ajudinha com a leitura da lenda "Como uma deusa saiu das águas". Estavam um pouco nervosos e foram muito rápidos, mas na próxima vez vai correr bem melhor! Sim, porque eles gostam cada vez de representar e de ler.
A prof. bibliotecária
Emília Monteiro
© Copyright CULTURA EM MOVIMENTO/Uma Biblioteca para todos. All rights reserved.